quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O verdadeiro contentamento.

“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;  tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.10-13)


Qual imagem vem à sua mente quando você pensa em contentamento? Deixe-me mostrar duas figuras possíveis. Você pode imaginar um bebê sorridente e fofinho? Desculpe-me, mas um bebê sorridente e fofinho não é contente, pelo menos no sentido bíblico. Por que não? Descubra por si mesmo com um teste bem simples:  Tire a mamadeira ou a chupeta que ele tenha na boca, ou o brinquedo favorito que ele está segurando, o que acontece?  Ele fica triste. Seu suposto “fofinho contente” de repente se transforma num chorão inconsolável. O suposto contentamento do bebê depende de circunstâncias favoráveis. O contentamento do bebê quando testado pela provação ou desapontamento, rapidamente desaparece.

Agora, considere outra figura de contentamento, uma bíblica. Imagine um apóstolo idoso, desgastado pelo tempo e com fome, sentado em uma masmorra, e ainda assim cantando louvores e agradecendo a Deus por sua graça salvadora.  O apóstolo Paulo aprendeu a estar contente apesar das severas provações. O contentamento não depende das circunstâncias.

Passos  diários para aprender o contentamento

Que passos você pode dar diariamente para aprender o contentamento? Primeiro, conheça e creia nas verdades da Bíblia a respeito do caráter e promessas de Deus. Você precisa conhecer quem é Deus e como Ele é. Isto inclui o conhecimento de que Ele é bom, apesar das circunstâncias que você enfrenta. Você precisa começar pela sã doutrina, e não pela sua experiência ou pelas opiniões dos outros.

Em segundo lugar, se arrependa das mentiras que você tem absorvido inconscientemente e dos fundamentos falsos onde você tem buscado a vã felicidade. Identifique as várias maneiras, claras e sutis, nas quais você tem buscado o contentamento em coisas, pessoas ou experiências. De que forma você confia em si mesmo, e na sua própria força, sabedoria e perseverança? Classifique-as pelo que elas são: mentiras e ídolos! Então, com a ajuda de Deus, resolva eliminar esse fundamento falso e volte-se para Ele e Sua verdade.

Em terceiro lugar, aplique progressivamente a verdade de Deus na sua situação atual, especialmente nas provações. Um suporte útil de memorização é “O P O”, um acróstico encontrado nos versículos de Filipenses, capítulo 4: Ore (v. 6,7); Pense em coisas piedosas (v.8) e Obedeça a verdade de Deus (v.9).

Deixe-me acrescentar uma perspectiva importante. Você não deve dar esses passos sozinho ou isolado de outros crentes. Você não deve aprender o contentamento aparte da igreja. Deus planejou a Sua Igreja com pastores, líderes e outros irmãos e irmãs maduros que podem ensiná-lo, encorajá-lo, serem modelos para você, orar por você, e desafiá-lo a crescer neste fruto do contentamento cristão.

Lembre-se, por pior que sejam as circunstâncias, elas são melhores do que você merece! O contentamento é aquela condição de conscientemente agradar-se da bondade de Deus, independentemente das circunstâncias. É a capacidade de estar satisfeito, vivendo para agradar a Deus em todas as circunstâncias. É a habilidade de viver satisfeito, agradar a Deus em qualquer situação.

Que Deus, o Deus que poderosamente provê e capacita a todos aqueles que confiam em Cristo, nos ajude a aprender as lições de sofrimento que o apóstolo Paulo aprendeu, não importando quão duras as nossas circunstâncias possam ser.

Extraído e adaptado do livro: Aprendendo o contentamento em todas as circunstâncias, Robert D. Jones, Nutra Publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário