quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Estou desanimado e cansado. E, agora?

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados.” (2 Coríntios 4.8)
  

A vida nos proporciona grandes lutas e batalhas. Algumas delas são vencidas. Outras, duram mais do que se esperava. São mais intensas. Chega-se ao ponto, em tudo isso, conduz os nossos sentimentos e a nossa alma para o cansaço. Esgota-se a energia e tudo fica muito mais difícil. Não conseguimos mais continuar. E assim, em um determinado tempo, paramos e dizemos: “Estou cansado e desanimado. Já não agüento mais!”. Depois disso, pensamos em desistir de tudo e deixar que os problemas nos levem como prisioneiros. Somos, assim, contados como despojos de uma guerra vencida por eles. O que fazer diante de tudo isso? A Palavra de Deus nos dá algumas lições sobre como podemos tomar uma atitude legítima diante do Senhor, acerca de como vencer o desânimo. Na sua segunda carta de Paulo à igreja que ficava na cidade grega de Corinto, no quarto capítulo, o apóstolo assevera alguns pontos de como podemos revigorar, em Deus, a nossa alma. Primeiro, que não devemos esperar uma vida tão confortável em um mundo decaído e mal – Em tudo somos atribulados - Portanto, as lutas devem ser encaradas de frente, com coragem, confiados e entendendo que o Senhor está no controle de todas as coisas. Ele sabe o porque de tudo. Tudo está ocorrendo segundo os Seus propósitos (Rm 8.28). Em segundo lugar, Deus não permitirá que a intensidade dos problemas vá além daquilo que possamos suportar – porém não angustiados – (cf. 1 Co. 10.13), pois Ele nos conhece muito bem. Sabe o quanto agüentamos. Ele conhece os limites da nossa capacidade física e emocional. E por último, podemos, no momento, não entender o que está acontecendo – perplexos – mas no final, o Senhor redundará tudo isso para a Sua glória e para que o nosso relacionamento com Ele seja estreitado. Para aprendermos a Sua vontade. E para sermos transformados para o Seu louvor e adoração. Nesse sentido, Ele providenciara, todas as vezes que O buscarmos de coração, o ânimo para continuarmos lutando as batalhas que a vida venha nos desafiar – porém não desanimados. Lembremos que o Senhor Jesus, viveu entre nós, sofreu a nossa dor e morreu pelos nossos pecados. Tudo isso aconteceu para que nós não mais tivéssemos desânimo, mas coragem Nele de continuar a viver para a Sua Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário